Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações da RA7 são premiadas em congresso da FACESP

Notícias 10 de novembro de 2015



Encontro reuniu 1,3 mil pessoas de todo o estado, no Guarujá

As Associações Comerciais que compõem a Região Administrativa 7 da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), foram premiadas em cinco categorias no prêmio AC Mais, entregue durante o 16º Congresso da Federação, que aconteceu de 04 a 06 de novembro, no Guarujá. 

Dentre as vencedoras da RA7 estavam Piracicaba, que ganhou na categoria de desenvolvimento local junto com Rio Claro; Campinas que foi escolhida na categoria de melhores práticas BoaVista - SCPC e Limeira e Itatiba, premiadas na categoria Produtos e Serviços. Das 36 finalistas para o prêmio, as Associações da RA7, região com sede em Campinas, tiveram o maior número de indicações. Ao todo foram nove.
“É gratificante sermos reconhecidos pelo nosso trabalho diário e com certeza esse prêmio nos motiva a melhorar cada vez mais e a levantar a bandeira do associativismo com paixão”, afirma a vice-presidente da FACESP/RA7 e presidente da ACIC, Adriana Flosi.
 
O Prêmio AC Mais é uma ação da FACESP para destacar e reconhecer as atividades, casos de sucesso e exemplos de práticas e resultados dentro das Associações Comerciais do estado de São Paulo. A premiação é dirigida às Associações Comerciais que possuem boas práticas e bons resultados. Os dados são apurados por meio de uma pesquisa de desenvolvimento organizacional realizada ao longo do ano.

As Associações Comerciais de Itatiba e Rio Claro também foram homenageadas no projeto Empreender Competitivo. Ambas apresentaram  os cases que mereceram destaque.

Sobre o Congresso
O Congresso da FACESP é um dos mais tradicionais encontros entre empresários e líderes de diversos setores da economia do país que reune anualmente representantes das mais de 400 Associações Comerciais paulistas. Neste ano, em sua 16ª edição, o evento buscou disseminar e discutir a situação econômica em que o Brasil se encontra, além de apontar algumas soluções para as quedas constantes do varejo.
A cerimônia de abertura, realizada no dia 04, contou com a participação de mil pessoas, que acompanharam o discurso do presidente da Federação, Alencar Burti. “Estamos realizando esse congresso em um momento muito delicado da vida nacional, em que se superpõe crises ética, política, fiscal, econômica e social”, explica.
Para ele é preciso que os líderes brasileiros tenham inspiração, foco, trabalho e ideias para encontrar caminhos e superar a crise e que, as Associações Comerciais, busquem o fortalecimento do associativismo e contribuam para que os empresários possam administrar melhor suas empresas.
 
Já o segundo dia de congresso, 05, foi marcado pelo início do projeto Empreender, uma parceria das ACs com o Sebrae, que visa fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs), reunindo-as em núcleos setoriais para que discutam especificidades dos mercados de atuação. O objetivo é que esses núcleos se encontrem periodicamente na sede das Associações e debatam problemas em comum buscando soluções eficazes.
 
“Precisamos falar do que é fundamental para superar uma crise: empreender. E para isso é necessário inovar. A tecnologia e a ciência deram uma velocidade ao desenvolvimento que, para nós, parece inacreditável, mas é a realidade. Ou você se ajusta à nova realidade ou você fica parado no tempo”, disse o presidente da FACESP, Alencar Burti.
 
O segundo dia contou também com a presença da jornalista política da Globo News e da TV Globo, Cristiana Lôbo, que comandou o painel “Cenário político atual e futuro”. De acordo com a apresentadora – que desde 1982 cobre os bastidores de Brasília – não é possível separar a crise política da econômica, uma vez que uma sempre contamina a outra. Mais do que isso, afirmou que o atual momento é agravado pela sobreposição de outras tantas crises, como a ética e a de confiança.
 
O 16º Congresso da FACESP terminou no dia 06 com a entrega do Prêmio AC Mais e com a palestra do presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif. O presidente ministrou a palestra Para um Brasil Mais Simples, que abordou o programa Bem Mais Simples e a Empresa Simples Crédito.
 
Para ele a simplificação das atividades das empresas e dos cidadãos brasileiros é fundamental para aumentar a competitividade do país. “O mais importante é que simplicidade está ligada à agilidade, fundamental  para um país competitivo”, disse Afif.
 

-- 


 
Clara Cerioni

Imprensa
clara.cerioni@acic.bz
 
T.: (19) 2104.9222

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE