Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio mogiano ganhou 280 novos estabelecimentos no primeiro semestre

Notícias 14 de julho de 2022
No primeiro semestre deste ano, Mogi das Cruzes ganhou 280 novos comércios, nos quais 230 do ramo varejista e 50 do atacadista. É como se a cada mês fossem abertos cerca de 46 novos negócios na cidade. Os dados são da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). O comércio, um dos principais segmentos econômicos, e mais afetado pela pandemia de Covid-19, tem apresentado bons resultados. Com isso, existem ainda mais motivos para celebrar o Dia do Comerciante, lembrado neste sábado (16).
“A profissão de comerciante é uma das mais antigas do mundo. Eles exercem um importante papel social, gerando emprego, renda e impostos, além de abastecer a população com produtos essenciais. A pandemia de Covid-19 foi o período mais desafiador para o setor que teve que fechar suas portas e se reinventar, e ainda hoje enfrenta as sequelas da crise sanitária. O segmento é uma das peças fundamentais para a recuperação econômica”, destacou a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman.
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou um crescimento pelo sexto mês consecutivo, alcançando o patamar de 80,2 pontos em junho. Esse é o melhor resultado para o mês nos últimos dois anos. No primeiro semestre, a alta na intenção de consumo foi de 10,1%. Já o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela CNC, avançou pelo terceiro mês seguido em junho chegando a 122,4 pontos, maior nível desde março de 2020.
“A inflação e os juros altos ainda têm impactado nos resultados do comércio, mas parte do avanço do setor se deve a liberação de recursos de suporte à renda e a melhoria no nível de emprego, que também foi sentida pelo segmento”, acrescentou Fádua.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos cinco primeiros meses de 2022, o comércio fechou com saldo positivo de 228 postos de trabalho. No período, foram criadas 1.109 oportunidades de trabalho contra 881 desligamentos. Em Mogi, o número absoluto de vagas geradas pelo comércio é de 22.376, o que coloca o segmento na segunda posição em geração de empregos entre os setores econômicos, perdendo apenas para serviços.
A presidente da ACMC ressaltou a importância do trabalho dos comerciantes para o desenvolvimento de Mogi e Região. “Mogi é um polo comercial que se expandiu muito nos últimos anos. Hoje, temos importantes distritos comerciais e a valorização do comércio local, um movimento que ganhou força durante a pandemia. Nosso comércio é conhecido pela tradição, qualidade, variedade, e agora também pela tecnologia. Os comerciantes merecem todo nosso respeito e admiração”, salientou.
 
Crédito da foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes 
--
Atenciosamente 
Imprensa Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)
Jornalistas 
Mara Flôres (9 9433-2269) 
Luana Nogueira (9 8115-4404)

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE