Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consultas aos SCPC da Acim se mantém estáveis no ano

Notícias 03 de novembro de 2016

Sistema de consultas ao SCPC da Acim é bastante utilizado pelos comerciantes associados
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, José Augusto Gomes, considerou estável o número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) local, que fechou o mês de setembro com 290.543 consultas realizadas nos 10 meses deste ano, apenas (-) 1,08% menor que igual período comparado com o ano passado que totalizou, nos mesmos 10 meses de 2015, 293.711 consultas. “Isto quer que as consultas continuam sendo realizadas pelos comerciantes como forma de se proteger da inadimplência”, comentou o dirigente ao considerar o acesso ao SCPC como uma das principais ferramentas cadastrais para a liberação de crédito. “Quanto mais informações o comerciante tiver para decidir o crediário, menos riscos ele correrá”, disse.

A surpresa do dirigente mariliense se deve ao fato de que a tendência natural é de queda nas consultas, diante do crescimento das vendas através dos cartões de crédito e benefícios, além das vendas com pagamento a vista em dinheiro ou através dos cartões de débito. “Nas vendas desta forma, não se utiliza a consulta ao banco de dados do SCPC da Acim, uma vez que a responsabilidade do pagamento para o comerciante passa a ser da empresa do cartão de crédito”, disse o dirigente que admite ser maior o movimento desse sistema automático. “Não tenho dúvidas de que para o consumidor é melhor, e para o comerciante, dependente da negociação com as empresas dos cartões de crédito, também”, falou.

De acordo com José Augusto Gomes a tendência para os meses de novembro e dezembro é de que aumente o número de consultas, afinal, existem dois períodos importantes para as vendas, com as campanhas no mês de novembro, com a promoção “Tempestade de Ofertas”, e no mês de dezembro com o “Natal”, o principal período de vendas. “Com o recebimento da primeira parcela do 13º salário, muitos consumidores aproveitam para saldarem boa parte das dívidas”, acredita o dirigente. “Normalmente ele retoma o crédito e o comerciante, com um volume maior no movimento da loja, necessita consultar para saber se o consumidor tem ou não condições de ter crédito, na compra pelo crediário”, explicou o superintendente da Acim.

O mês de junho deste ano foi o recorde no número da consulta dee 2016, com um aumento de 38,93% entre um ano para o outro, ficando o segundo melhor mês o de fevereiro, com 2,29% de aumento no comparativo. “Nos demais oito meses foram todos menores”, apontou José Augusto Gomes ao apontar o mês de agosto como o menor deles, com (-) 2,59% e o mês de abril como o maior deles com (-) 10,82%. “O importante é que o comerciante tenha a consciência de efetuar a consulta, que é rápida, prática e garantida, em todo o momento na venda pelo crediário”, orientou o dirigente mariliense ao lembrar que todas as consultas são nacionalizadas, ou seja, uma vez em débito no comércio brasileiro cadastrado no SCPC, a informação é disponibilizada em todo o País.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE