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Débito de quase R$ 15 milhões se mantém em 2016, diz Acim

Notícias 08 de setembro de 2016

Adriano Luiz Martins, vice presidente da Acim, comenta sobre a inadimplência no comércio mariliense
 
A dívida acumulada no comércio de Marília de quase R$ 15 milhões vem se mantendo durante os meses de 2016. De acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, o crescimento do débito tem variado em menos de 1% ao mês. “Isso quer dizer que as dívidas não estão crescendo de forma acelerada”, avaliou o vice presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, ao observar os números apresentados nos últimos oito meses, em que mostram diminuição em dois deles e crescimento nos demais. “Apesar do valor ser elevado, só o fato de notar que as dívidas não crescem já é um bom sinal”, disse animado.

De acordo com os números apresentados no mês passado, a dívida acumulada nos últimos cinco anos entre os consumidores nas lojas da cidade de Marília chega a R$ 14.994.291,38, apontando um crescimento de 0,34% comparado com o mês anterior que chegou a R$ 14.994.291,38. “Esse crescimento do débito é lento e gradativo”, observou Adriano Luiz Martins ao verificar que desde abril a elevação não chegou a 1% ao mês. “Pode ser que existam menos inadimplentes”, opinou. “Ou então que débitos anteriores foram pagos”, acrescentou sem muita esperança neste caso em virtude do poder de compra do consumidor ter diminuído e não aumentado. “Acho que o pessoal não quer fazer mais dívidas”, reforçou o pensamento que é generalizado dentro do comércio. “As lojas também diminuíram o crediário”, acrescentou o vice presidente ao querer justificar os dados apresentados.

No mês de agosto, o último a ser medido, o número total de devedores chegou a 26.344 cadastrados, com uma média de R$ 569,00 por dívida registrada. “Hoje uma inadimplência acima de R$ 500,00 pode fechar uma empresa”, lamentou Adriano Luiz Martins. Das 48.151 dívidas cadastradas, com média de R$ 311,00 cada, o dirigente da associação comercial local acredita que uma pessoa certamente tem mais de uma dívida pendente. “Dai a importância de consultar os dados cadastrais do consumidor no nosso SCPC”, comentou o vice presidente da diretoria ao enfatizar a importância do comerciante buscar informações sobre o cliente antes de conceder o crediário. “Quanto mais informações o lojista tiver do consumidor, menos chances de ficar inadimplente”, reforçou o diretor.

Para Adriano Luiz Martins o fato do poder de compra do consumidor ter diminuído, atrelado ao desemprego, as taxas de juros elevadas e ainda o desequilíbrio social e econômico, tudo isso influencia nas vendas pelo crediário. “Nas compras a vista ou através dos cartões de crédito, débito e benefícios, não passam pelo nosso sistema, o que acredito ser o comportamento mais comum”, opinou o vice presidente da diretoria ao sugerir mais cuidado no momento da venda, e mais cautela no momento da compra. “Uma boa venda começa numa boa compra”, ensinou o experiente empresário e vice presidente de diretoria. “As compras a vista sempre serão os melhores caminhos e maior segurança para ambos os lados”, enfatizou.

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