Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

DIA DOS NAMORADOS Comércio de Bastos abre dia 10 até as 22 horas

Notícias 01 de junho de 2022

As lojas do comércio da cidade de Bastos estarão abertas neste mês de junho, na sexta-feira, dia 10, que antecede as comemorações do Dia dos Namorados, celebrado sempre no dia 12, que este ano será num domingo, o que faz com que as lojas estejam abertas no sábado, dia 11, também como horário especial, desta vez das 9 as 17 horas. “Será uma excelente oportunidade para o consumidor visitar as lojas”, disse o presidente José Claudio Caldeira ao observar que existe uma expectativa de aumento nas vendas deste ano próximo a sete por cento do movimento do ano passado, que já não foi muito intenso em razão da pandemia. “Será maior, pois, vivemos um momento de expectativa maior com o relaxamento da pandemia”, comentou ao ser otimista.

 

De acordo com pesquisas da Boa Vista Serviços, os números mostram que 42% dos consumidores declaram que vão comemorar a data e presentear a pessoa amada, e destes, 41% pretendem gastar mais na hora da compra. “Esse é um bom sinal, apesar de que o poder de compra do consumidor está bem achatado”, falou o dirigente da associação comercial de Bastos que destaca o horário de funcionamento das lojas em caráter especial, exatamente para ajudar nas vendas. “O movimento noturno é sempre positivo, pois, passa a ser um entretenimento para toda a família”, comentou ao lembrar que o clima também deve ajudar. “O frio ajuda neste sentido, afinal, nem todos estão preparados para a queda da temperatura e desta maneira vão as compras”, disse entusiasmado.

 

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 1,0% entre os meses de fevereiro e março na comparação dos dados dessazonalizados. Nesse período se destacaram alguns segmentos de menor relevância, como o segmento de “Equipamentos e materiais para escritório”, que registrou alta de 13,9% no volume de vendas, e o segmento de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que viu as vendas subirem 3,4%. Os segmentos mais relevantes tiveram variações bem tímidas, mas positivas, “Combustíveis e lubrificantes”, “Super e hipermercados” e “Tecidos, vestuário e calçados” subiram 0,4%, 0,2% e 0,1% respectivamente. Destaque, também, para a queda de 5,9% no segmento de “Artigos farmacêuticos”. O resultado veio acima daquilo que era esperado pelo mercado, já que a mediana das projeções apontava um avanço de 0,4% nas vendas no período. Na comparação interanual o volume de vendas subiu 4,0% e o varejo restrito acumulou alta de 1,3% na comparação entre o 1º trimestre de 2022 e o 1º trimestre de 2021. Também foi observada alta, de 1,6%, quando comparados os dados dessazonalizados dos três primeiros meses do ano com os três últimos do ano passado. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento passou de 1,7% para 1,9%.

 

Para o Dia dos Namorados são produtos específicos que chamam mais atenção do consumidor, gerando maior procura para os perfumes, flores, restaurantes, hotéis, eletroeletrônicos, e um pouco da linha chamada “branca” com as máquinas de lavar, geladeiras e fogões. “O importante para o varejo é ter datas específicas nos 12 meses do ano para que todo o comércio se movimente”, disse José Claudio Caldeira ao lembrar que o Dia dos Namorados é tão intenso quanto ao Dia dos Pais, perdendo apenas para os movimentos no Natal (dezembro) e Dia das Mães (maio). O "Black Friday" (novembro), tem crescido muito em termos de movimento e está bem próximo do movimento do Dia dos Namorados e Dia dos Pais, já superando o Dia das Crianças (outubro).

 

LEGENDA – Presidente da associação comercial de Bastos, José Claudio Caldeira, acredita num crescimento do movimento no comércio

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Caldeira 010622

 

#

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE