As lojas do comércio da cidade de Bastos estarão abertas neste mês de junho, na sexta-feira, dia 10, que antecede as comemorações do Dia dos Namorados, celebrado sempre no dia 12, que este ano será num domingo, o que faz com que as lojas estejam abertas no sábado, dia 11, também como horário especial, desta vez das 9 as 17 horas. “Será uma excelente oportunidade para o consumidor visitar as lojas”, disse o presidente José Claudio Caldeira ao observar que existe uma expectativa de aumento nas vendas deste ano próximo a sete por cento do movimento do ano passado, que já não foi muito intenso em razão da pandemia. “Será maior, pois, vivemos um momento de expectativa maior com o relaxamento da pandemia”, comentou ao ser otimista.
De acordo com pesquisas da Boa Vista Serviços, os números mostram que 42% dos consumidores declaram que vão comemorar a data e presentear a pessoa amada, e destes, 41% pretendem gastar mais na hora da compra. “Esse é um bom sinal, apesar de que o poder de compra do consumidor está bem achatado”, falou o dirigente da associação comercial de Bastos que destaca o horário de funcionamento das lojas em caráter especial, exatamente para ajudar nas vendas. “O movimento noturno é sempre positivo, pois, passa a ser um entretenimento para toda a família”, comentou ao lembrar que o clima também deve ajudar. “O frio ajuda neste sentido, afinal, nem todos estão preparados para a queda da temperatura e desta maneira vão as compras”, disse entusiasmado.
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 1,0% entre os meses de fevereiro e março na comparação dos dados dessazonalizados. Nesse período se destacaram alguns segmentos de menor relevância, como o segmento de “Equipamentos e materiais para escritório”, que registrou alta de 13,9% no volume de vendas, e o segmento de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que viu as vendas subirem 3,4%. Os segmentos mais relevantes tiveram variações bem tímidas, mas positivas, “Combustíveis e lubrificantes”, “Super e hipermercados” e “Tecidos, vestuário e calçados” subiram 0,4%, 0,2% e 0,1% respectivamente. Destaque, também, para a queda de 5,9% no segmento de “Artigos farmacêuticos”. O resultado veio acima daquilo que era esperado pelo mercado, já que a mediana das projeções apontava um avanço de 0,4% nas vendas no período. Na comparação interanual o volume de vendas subiu 4,0% e o varejo restrito acumulou alta de 1,3% na comparação entre o 1º trimestre de 2022 e o 1º trimestre de 2021. Também foi observada alta, de 1,6%, quando comparados os dados dessazonalizados dos três primeiros meses do ano com os três últimos do ano passado. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento passou de 1,7% para 1,9%.
Para o Dia dos Namorados são produtos específicos que chamam mais atenção do consumidor, gerando maior procura para os perfumes, flores, restaurantes, hotéis, eletroeletrônicos, e um pouco da linha chamada “branca” com as máquinas de lavar, geladeiras e fogões. “O importante para o varejo é ter datas específicas nos 12 meses do ano para que todo o comércio se movimente”, disse José Claudio Caldeira ao lembrar que o Dia dos Namorados é tão intenso quanto ao Dia dos Pais, perdendo apenas para os movimentos no Natal (dezembro) e Dia das Mães (maio). O "Black Friday" (novembro), tem crescido muito em termos de movimento e está bem próximo do movimento do Dia dos Namorados e Dia dos Pais, já superando o Dia das Crianças (outubro).
LEGENDA – Presidente da associação comercial de Bastos, José Claudio Caldeira, acredita num crescimento do movimento no comércio
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Caldeira 010622
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