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Dia dos Pais deve iniciar recuperação do comércio no 2º semestre

Notícias 09 de agosto de 2016

Os lojistas de Sorocaba estão com boas perspectivas para o Dia dos Pais. A data promete aquecer as vendas e melhorar o desempenho do setor. A Associação Comercial de Sorocaba ainda não concluiu pesquisa sobre perspectiva de vendas para a data comemorativa, porém, com base em alguns indicadores financeiros como a queda da inadimplência no mês de junho, a entidade antecipa que haverá crescimento de aproximadamente 4% nas vendas deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Pesquisa recente realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, aponta que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 5,6 bilhões no comércio brasileiro este ano. O estudo indica que o setor de vestuário deve ser o maior beneficiado, assim como ocorreu no último Dia das Mães.

Entre os filhos que pretendem dar presentes para os pais, quase metade declarou que compraria roupas (47%). Os demais itens mais citados foram Perfumes e Cosméticos (12%) e Calçados e Acessórios (12%).

Apesar do cenário recessivo na economia brasileira, a pesquisa detectou um aumento de quatro pontos porcentuais na intenção de compras para a data comemorativa. O total que declarou ter intenção de presentear os pais aumentou de 32% em 2015 para 36% em 2016.

"Estamos com a nítida impressão que o pior já passou. Os indicadores de confiança estão melhorando a cada dia”, afirma o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Fercomércio-RJ, o valor desembolsado para o presente, entretanto, será ligeiramente mais magro. O tíquete médio para o pagamento dos presentes deve ficar em R$ 100,97, recuo de 1% ante o mesmo período de 2015, quando o consumidor desembolsou R$ 101,72. 

Boa vista

Um outro estudo divulgado essa semana pela Boa Vista, indica que a maioria dos consumidores (65%) pretende comprar roupas, calçados e relógios no Dia dos Pais, mas os presenteados, se pudessem escolher, gostariam de receber uma viagem com a família (31%) ou um almoço (22%). A constatação é da pesquisa nacional.

A pesquisa mostra que apenas 18% vão presentear os pais com almoço de família ou viagem e que a escolha da lembrança para a data será feita pela maioria (32%) levando em conta principalmente a necessidade ou utilidade do presente. Em seguida, vem o preço (20%), desejo de quem irá ganhar (19%), promoção ou desconto (12%) ou marca (11%).

Na pesquisa realizada pela Boa Vista, o valor médio que o consumidor vai gastar com o presente do Dia dos Pais será de R$ 108,40, uma variação negativa de 3,6% em relação ao valor médio registrado em 2015 (R$ 112,40).
 

Att,

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