Parte essencial da economia da cidade e do país, o comerciante é aquele que proporciona ao consumidor acesso a tudo que é necessário para viver bem. Resiliente numa trajetória cheia de percalços, tem no dia 16 de julho sua data comemorativa, quando é celebrado o Dia do Comerciante.
“Só o comerciante conhece a satisfação de desempenhar seu papel e também os desafios e incertezas que encontra pelo caminho. Pode ser uma posição desafiadora, mas certamente é repleta de vitórias e realizações”, comenta Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial de Sorocaba.
Para celebrar quem dá vida ao comércio, a ACSO traz histórias inspiradoras de diferentes perfis de comerciantes que falam um pouco sobre os desafios e as lições que colheram em sua trajetória.
Dedicação que vale ouro
Muito requisitadas em datas importantes como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, as joalherias proporcionam presentes especiais a quem se ama.
Gicele Cavalheiro, fundadora da Kiara Joias, conta que em 2010, quando iniciou o projeto, seu sonho era empreender não apenas num comércio de produtos, mas em algo especial que contribuísse com a vida de todos os envolvidos.
“Vim de família muito humilde, filha de trabalhadores rurais, com pouco estudo e informação. Tudo foi aprendido com as dificuldades do dia a dia. Hoje também enfrento muitos desafios, apenas são diferentes do início. Quem cria um negócio do absoluto zero percorre um caminho muito longo até sentir-se estabilizado e uma empresa de verdade”, comenta.
Outra trajetória possível é abrir uma empresa franqueada, como é o caso de Fábio Serpa. Ele escolheu o ramo da alimentação e hoje é sócio-proprietário da loja de Sorocaba da Bolo da Madre.
“A Bolo da Madre vem do sonho de levar muito carinho e conforto para os clientes. Encontramos nos bolos caseiros a melhor forma de realizá-lo. Em 2015 fizemos o primeiro contato com a franqueadora para entender o formato do negócio. Amadurecemos a ideia, pesquisamos o mercado, conversamos com outros franqueados e em 2021 implementamos a primeira loja de Sorocaba”, recorda.
Fábio conta com o apoio da esposa Elizabete “observando cada detalhe e colocando o toque feminino na empresa”, salienta.
Perguntas inevitáveis
“As pessoas irão gostar do meu produto?”; “Sempre terei novos clientes para poder crescer?”; “Venderei o suficiente para pagar todas as contas do mês?”.
É natural o empreendedor fazer a si mesmo alguns questionamentos e esses foram os que rondavam os pensamentos de Gicele, que encontrou na Associação Comercial uma valiosa parceira. “Não é possível construir um caminho de sucesso sozinho, precisamos ter bom relacionamento com pessoas e empresas parceiras. A ACSO por exemplo é uma grande parceira que contribuiu muito para o meu crescimento”, ressalta.
“Humildade, honestidade e clareza nos objetivos tornaram possível formar uma equipe de vendas e escalar meu negócio. Consegui me estabilizar e também contribuir para a vida financeira de outras mulheres”, recorda a comerciante.
Múltiplas competências
Além do novo negócio e da franquia, há ainda os comerciantes franqueadores, como é o caso de Gustavo Sousa, que atua na área de óticas com a Opt Óculos.
Movido pelo desejo de mudar a experiência dos consumidores de óculos, Gustavo inovou desenvolvendo software de atendimento, soluções de CRM e a Universidade Opt, garantindo seu time atualizado para oferecer sempre um ótimo atendimento. Além de Sorocaba, a marca tem franquias em Tatuí e está em vias de abrir mais uma em São José dos Campos.
“Todo negócio demanda muita doação, resiliência, paciência e sabedoria. É primordial dedicar-se para a formação de um time preparado e dedicado”, conta Gustavo.
Fábio Serpa, de sua experiência com a Bolo da Madre, complementa. “É fundamental o envolvimento em todas as etapas da produção, desde a compra do insumo mais simples até a venda no balcão da loja. E estar presente no dia a dia superando as dificuldades, entendendo o desejo do cliente, oferecendo um serviço de excelência”, conclui.
O presidente da Associação Comercial lembra que a entidade atua para diminuir as incertezas e inseguranças do comerciante. “Oferecemos uma série de serviços e ferramentas para dar ao empreendedor condições para explorar todo o potencial dos seus negócios. São capacitações, treinamentos, palestras, serviços e ajuda para cuidar da saúde dos seus negócios e das pessoas. O comerciante pode contar conosco sempre”, finaliza Hygor Duarte.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br