Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em setembro, confiança do brasileiro dá maior salto em dois anos, revela índice Associação Comercial de SP

Notícias 03 de outubro de 2016

Otimismo foi puxado pela região Sul, onde o Índice Nacional de Confiança/INC subiu 19 pontos; Sudeste e Estado de SP são os mais pessimistas 

São Paulo, 3 de outubro de 2016. O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou 74 pontos em setembro, uma elevação de seis pontos frente a agosto (68). A última vez que o indicador subiu tudo isso foi na passagem de setembro de 2014 (142) para outubro do mesmo ano (148). O INC varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, é o campo do otimismo. Portanto, o resultado de setembro permanece no campo pessimista.  

“Começa a se concretizar a melhora do cenário por parte do consumidor e do empresário. Agora cabe ao Congresso viabilizar o mais rapidamente possível as reformas fundamentais, sobretudo a PEC do teto dos gastos públicos. Isso - junto com outros fatores - vai possibilitar a tão aguardada queda dos juros para destravar a roda da economia”, diz o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti. Ele destaca que o Banco Central tem condições favoráveis para baixar a Selic até o fim do ano.

Na comparação com setembro de 2015, o INC caiu cinco pontos. A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas domiciliares em todas as regiões brasileiras entre os dias 6 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos.  

Regiões

Aumentou a confiança dos consumidores de todas as regiões brasileiras. A maior elevação foi no Sul, com um salto de 19 pontos: o INC passou de 56 pontos em agosto para 75 em setembro. O desempenho pode ser explicado pela proximidade com a época de plantio, despertando otimismo na população local.   

No grupo formado pelas regiões Norte/Centro-Oeste, o indicador subiu seis pontos (de 72 para 78). No Nordeste, cresceu quatro (de 73 para 77).

Por ser uma região mais industrializada - portanto mais sensível à crise – o Sudeste é considerada a região mais cautelosa do País. Por isso, a confiança ficou estável e variou dentro da margem de erro, passando de 69 pontos em agosto para 70 em setembro. Seguindo essa mesma linha, a confiança de quem mora no Estado de São Paulo foi de 64 para 62 pontos.   

Classes sociais

O INC das classes AB aumentou de 60 pontos em agosto para 67 em setembro, enquanto a da C saiu de 65 e foi para 72. Na contramão, a confiança das classes DE variou dentro da margem de erro (caiu de 84 para 82 pontos), o que pode ser explicado pelo anúncio de alterações no Bolsa Família, programa que se concentra nesse grupo socioeconômico.  

Histórico

MÊS

INC

VARIAÇÃO MENSAL

Janeiro

75 pontos

-2 pontos

Fevereiro

76 pontos

+1 ponto

Março

73 pontos

-3 pontos

Abril

64 pontos

-9 pontos

Maio

66 pontos

+2 pontos

Junho

70 pontos

+4 pontos

Julho

68 pontos

-2 pontos

Agosto

68 pontos

estável

Setembro

74 pontos

+6 pontos

 

 

Veja na íntegra:

Índice Nacional de Confiança (INC) – setembro/2016   

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE