Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Expectativa de lojistas mantém alta em agosto

Notícias 27 de setembro de 2016
Índice vem acumulando variações positivas desde abril/2016, quando apresentou a última queda
 
O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a agosto/16, calculado pelo Ejea/USP em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), subiu 4,64% na comparação com o mês anterior, julho, passando de 73,64 para 77,06 pontos. A curva em ascendência do índice não é interrompida desde abril, quando o ICV-P registrou sua última queda.
 
Na comparação plurianual do índice – que é realizado pela Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) –, é possível perceber também uma melhora no indicador. Em agosto do ano passado, o ICV-P registrava 50,27 pontos, valor 53,29% menor, que os 77,06 pontos registrados na última medição.
 
Na decomposição do indicador, o ICA (Índice de Confiança Atual) também continua em alta, apesar de a elevação ser sútil: 0,18%, se comparado ao mês de julho. Essa variação positiva está relacionada à confiança na economia atual, como indica a variação, também positiva, no sub-índice ‘Economia Atual’ de 19,36%. No entanto, é preciso analisar o cenário com cautela, já que observa-se que o sub-índice ‘Vendas Atuais’ teve variação negativa de 0,34%, apontando uma leve queda na expectativa de vendas dos lojistas piracicabanos.
 
“Agosto foi um mês marcado pelo auge da ansiedade política e, consequentemente, econômica em nosso país. Portanto, é esperado que os consumidores ainda comprem com cautela, refletindo na variação dos índices. Apesar de ter desacelerado em agosto, se comparada ao mês de julho, a inflação é outro fator que tem influência direta no posicionamento mais cauteloso da população no momento da compra. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou agosto com alta de 0,44%, chegando à casa dos 8,97% na variação anual, porém menor que 0,52% registrados em julho”, aponta Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.
 
De acordo com relatório da Ejea/USP, dados recentes divulgados pelo Banco Central, por meio do Boletim Focus – Relatório de Mercado, em 19/09/16, apontam retração do PIB brasileiro da ordem de 3,18% em 2016, sendo que a expectativa para a taxa de inflação está no patamar de 7,36% para o ano corrente. Além disso, a expectativa para produção industrial é de uma retração de 5,93%.
 
Nesta mesma linha, a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em 13 de setembro deste ano, em julho de 2016 houve uma variação negativa de 0,3% no volume das vendas do comércio varejista nacional. O volume de vendas do total do varejo nacional acumulou redução de 6,7% nos sete primeiros meses de 2016.
 
Já os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio estão alinhados com a variação negativa do sub-índice ‘Vendas Atuais’, embora, em agosto, não tenha havido uma queda tão acentuada devido ao Dia dos Pais, que, apesar de não ter os resultados esperados pelos varejistas, aliviou a retração do índice de julho para agosto. A expectativa com os índices futuros dos varejistas foi positiva, principalmente devido à maior previsibilidade do cenário político no segundo semestre.
 
ICV-P
O indicador, calculado mensalmente pelo Ejea/USP em parceria com a Acipi, tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
 
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE