A CACB realizou esta semana uma série de reuniões com presidentes de suas Federações estaduais para dar seguimento ao projeto da Faculdade do Comércio (FAC), que vai levar polos universitários, com cursos de graduação e pós-graduação, para dentro das Associações Comerciais de todo o Brasil.
A ação, segundo o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, tem como objetivo capacitar cidadãos para a gestão eficiente de empresas de todos os setores e portes. “Nós queremos dar condições para que nossos alunos tenham um pensamento mais crítico, estratégico e com foco na liderança, seja dentro de suas próprias empresas ou em atividades profissionais mais valorizadas”, afirma.
Nesta primeira rodada, comandada pelo diretor de Serviços da CACB, Maurici Dias Gomes, e o diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues, fez-se contato com os líderes das entidades que já assinaram convênio com a Faculdade, no intuito de obter informações sobre o andamento do trabalho em cada estado e os desafios enfrentados por cada um, para traçar estratégias que irão ajudá-los neste processo.
“A CACB, a FAC e as federações vão trabalhar de forma integrada, buscando os melhores caminhos para fortalecer e dar sustentabilidade à nossa rede, dentro das Associações Comerciais Brasil afora. Este é apenas o início de um trabalho que, sem dúvida, fortalecerá ainda mais o nosso sistema”, aponta Maurici.
Entre as ações que já estão em andamento ou que serão iniciadas nas próximas semanas, estão a distribuição de peças de comunicação padronizada, para site e redes sociais das entidades, além da criação de um site específico para a FAC, com logo da CACB e Federações – que vai reunir informações de todos os polos do país e link para inscrição de alunos.
Participaram das reuniões os presidentes das Federações da Bahia, Cloves Cedraz; do Ceará, João Porto Guimarães; do Maranhão, Hélio Rodrigues; do Pará, Alberto Oliveira; e de Rondônia; Marco Kobayashi; além do coordenador de Polos da FAC, Wellington Luís da Conceição. No dia 31 de maio, será a vez de ouvir o presidente da Federação do Espírito Santo, Arthur Avellar.
Em paralelo à agenda desta semana, está sendo feito ainda um trabalho de extensão da FAC para outras entidades, através da assinatura de novos contratos, como é o caso da Federação de Santa Catarina, que acaba de formalizar o termo.
Já estão em fase de negociação para assinar o convênio as Federações do Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Também já estão em funcionamento, além dos polos do estado de São Paulo, os de Casa Nova-BA, Fortaleza-CE, Imperatriz-MA, Ourilândia-PA, TucuruíPA, Vila Velha-ES e Vitória-ES.
Resultados
No estado de São Paulo, onde a FAC já está estabelecida há mais tempo, os resultados para as Associações Comerciais têm sido surpreendentes. De acordo com Wilson, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba tem mais de 240 alunos matriculados, o que se converte em receita para a entidade.
“A FAC vai revolucionar a maneira como se ensina gestão de comércio e varejo para empresários e cidadãos comuns, através de um projeto pedagógico de altíssima qualidade. Por outro lado, vai dar sobrevida financeira às entidades empresariais do Sistema CACB, que foram fortemente afetadas pela pandemia da Covid-19”, destaca Wilson.