São Paulo, 7 de novembro de 2014. O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai registrar R$ 1,4 trilhão neste domingo (9/11), por volta das 7 horas. Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 16 de novembro.
“A arrecadação de impostos vem crescendo num ritmo mais lento neste ano devido ao baixo nível da atividade econômica, que afeta, inclusive, a rentabilidade das empresas e o movimento das vendas. Mesmo assim, a arrecadação cresce mais do que a própria economia”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
O Impostômetro revela o valor desembolsado por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano para pagar impostos, taxas e contribuições para a União, os estados e os municípios. Foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a exigir, dos governos, serviços públicos de qualidade. O painel está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Seguindo o exemplo de São Paulo, outras cidades brasileiras instalaram o aparelho – como Guarulhos, Florianópolis, Manaus, entre outras.
Pelo portal www.impostometro.com.br é possível fazer diversas consultas: descobrir o que dá para fazer com o dinheiro, quanto foi arrecadado num período ou num município. O Impostômetro é uma conquista do Movimento das Associações Comerciais, que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Outra vitória é a Lei De Olho no Imposto (Lei 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais.
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Ana Cecília Panizza
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.