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Permanece crescente o número de consultas de CNPJs

Notícias 11 de outubro de 2016

Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, alerta para a importante da consulta antes da venda
 
Pelo 9º mês consecutivo as consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) relacionado as empresas, vem crescendo mês a mês, o que demonstra, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Libânio Victor Nunes de Oliveira, uma mudança de comportamento gradativo, quando os empresários estão consultando mais a ficha cadastral das empresas com quem negociam. “Essa mudança é positiva, pois, quanto mais segurança o empresário tiver na negociação, menos riscos se tem ao fechar uma negociação”, falou o empresário ao notar o crescimento de 22,57% comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo os dados apresentados até o último mês, foram realizadas 233.195 consultas entre empresas nestes nove meses, diante dos 249.040 consultas realizadas no ano passado. Somente no mês de setembro foram 16,19% a mais do que em 2015. No mês passado foram realizadas 3.158 consultas mensais diante das 2.718 realizadas em setembro de 2015. “Somente no mês de janeiro que houve queda, de 0,29%, o que é considerado normal, por ser um período de férias escolares”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira, que monitora mês a mês os números conseguidos pelo Banco de Dados do SCPC da Acim. “É um instrumento para análise de comportamento e tendência”, acredita o dirigente mariliense.

Das consultas existentes no SCPC da Acim, somente a relacionada entre as empresas houve crescimento. As outras duas mostram queda como: (-) 2,79% nas consultas sobre CPFs e (-) 7,08% nas consultas sobre a emissão de cheques. “Duas tendências que vem mostrando queda nos últimos 10 anos”, falou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao apontar as vendas através dos cartões de crédito, débito e benefícios que são muito utilizados no comércio em geral, além das vendas com pagamento a vista que crescem mês a mês. “Esses sistemas não utilizam a consulta”, frisou o dirigente que sugere a todos os comerciantes que se informem sobre o consumidor antes de efetuar qualquer venda. “Não temos mais tempo para arriscar e a recuperação do dinheiro perdido é demorado, cansativo e nem sempre vantajoso”, falou ao lembrar que numa venda e não recebendo pela mercadoria ou serviço, o comerciante ficam sem o produto e sem o dinheiro.

O próximo trimestre: outubro, novembro e dezembro, esses meses são considerados importantes no ponto de vista do crediário, pois, muitos consumidores utilizam recursos como o recebimento do 13º salário, para pagamento de dívidas e recuperação do crediário para as vendas do Natal. “É muito importante aproveitar este clima e recuperar o dinheiro perdido, oferecendo oportunidade de negociação com os devedores”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira que propõe aos empresários em geral que tentem negociar o crédito parado. “Pior que não receber e perder o produto é não ter chances de pelo menos recuperar o valor principal, mesmo que seja através do parcelamento”, falou o presidente da associação comercial local.

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