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Pesquisa aponta que 59,8% dos consumidores devem presentear

Notícias 11 de outubro de 2016
77,4% dos entrevistados devem optar por presentes com valores inferiores a R$ 101 
 
Pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) aponta que 59,8% dos piracicabanos irão comprar presentes para o Dia das Crianças deste ano. Com margem de erro de 4,8% e nível de confiança de 95%, o levantamento foi realizado pela CW7 Pesquisas, entre os dias 6 e 7 de outubro, com 400 moradores de Piracicaba.
 
“O comércio ainda enfrenta um período instável, de recuperação da economia. Mesmo com essa configuração, podemos visualizar sinais positivos, uma vez que a maioria simples dos respondentes afirmou que irá consumir no período”, analisa Paulo Roberto Checoli. Apesar de o número ser menor que o verificado no ano passado – quando as afirmativas alcançaram 64,1% –, a intenção de compras para o Dia das Crianças avançou 4,8% na comparação com a última data comercial – que chegou aos 55% no Dia dos Pais deste ano.
 
“Esse pequeno avanço pode ser considerado positivo se ponderarmos que ainda estamos vivendo um período de reestruturação econômica. E, mesmo diante das intempéries experimentadas pelo país desde o início do ano, ainda não sofremos baixas nas intenções de compra dos consumidores. Em nossas, pesquisas, todas as datas comemorativas sinalizaram que o piracicabano ainda não está deixando de comprar nessas ocasiões”, comenta Checoli.
 
Os índices para o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais deste ano sinalizaram consequentemente: 52%, 54% e 55%.
 
TENDÊNCIAS – O cenário econômico de 2016 ainda inspira cautela. O ano começou com taxas de desemprego e inflação vigorosas. “Esses fatores influenciam diretamente no consumo das famílias”, diz Checoli.
 
Essa preocupação com o orçamento pode ter “pesado” nas respostas dos respondentes quando perguntados sobre os valores que pretendem despender. No universo das respostas, a maioria não ultrapassou os R$ 101: 34,7% afirmou irá gastar até R$ 50, 42,7% disse irá desembolsar de R$ 51 a R$ 100 e 13,4% respondeu que deve pagar entre R$ 101 e R$ 200 pelos presentes.
“Acredito que também podemos encarar essa questão como positiva. Isso porque, mesmo não despendendo valores mais altos, as pessoas não deixarão de comprar. Essa mudança no comportamento do consumidor é natural em períodos como este em que estamos vivendo”, comenta Checoli.
 
A forma de pagamento que prevaleceu nas respostas foi à vista: 75,7%. O prazo ficou com a menor porcentagem das respostas: 24,3%. Com relação ao local escolhido para as compras, Piracicaba dominou maciçamente a porcentagem das respostas: 94,1%, número muito superior aos alcançados por outras cidades (3,3%) e Internet (3,3%).
 
“Podemos ficar otimistas também com relação a esse quesito, já que a análise faz referência direta ao desempenho do setor varejista de nosso município. Por meio de outra pesquisa recente, também divulgada por nossa entidade, pudemos verificar que a confiança dos lojistas obteve uma variação positiva de 4,64%. Além disso, o histórico desse índice demonstra que ele não vem obtendo quedas desde abril, quando sofreu a última baixa. Isso pode apontar para uma tendência de melhora para as próximas datas comerciais”, analisa o presidente da associação.
 
CAMPANHA – Para incrementar as vendas para o período, o Departamento de Promoções da Acipi desenvolveu a promoção: “Ser criança é uma festa”. Com validade até 22 de outubro, a ação irá sortear duas festas em buffet infantil e mais 23 vales-compra, no valor de R$ 350 cada. A promoção tem Certificado de Autorização Caixa número 6.1966/2016.
 
SERVIÇO – Para participar da promoção: “Ser criança é uma festa”, os consumidores devem comprar nas empresas participantes da ação, que podem ser conhecidas no site: acipi.com.br

 

 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
 
www.acipi.com.br

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