O prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda (IR) 2020 iniciou nesta segunda, com novas regras para o contribuinte. A expectativa da Receita Federal é a de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o dia 30 de abril.
Uma das alterações para este ano é a exigência do número do recibo da declaração anterior para os contribuintes titulares e seus dependentes que, no ano-calendário 2019 auferiram rendimentos sujeitos ao ajuste anual igual ou maior que R$ 200 mil.
Segundo a técnica contábil e consultora de micro e pequenas empresas, Michela Farina, da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, outra alteração na entrega é o maior detalhamento dos bens declarados na compra ou venda de bens e direitos. “Se o bem adquirido for um imóvel, o contribuintes deve informar dados como: data de aquisição, registro de inscrição em órgão público e no cartório área do imóvel”, explica. “Se o bem é um veículo, é preciso fornecer o número do Renavam.”
Para quem faz transações financeiras ou aplicações, agora é necessário o contribuinte informar o CNPJ da instituição financeira. Outra alteração refere-se à pensão alimentícia: “Muitas pessoas não declaravam este item. Agora tem um campo para preenchimento e isso evita que o contribuinte caia na malha fina.”
A Receita também facilitou para quem tem certificação digital, que terá a declaração automaticamente pré-preenchida. Segundo Michela, o programa cruza dados já enviados e o contribuinte só precisa fazer ajustes necessários. “O certificado é a uma identidade digital, com validade legal, que pode ser usado por pessoa física ou jurídica. Ele garante autenticidade e confidencialidade em operações eletrônicas. Além de facilitar a declaração do IR, é útil em uma série de outras burocracias.”
Este certificado digital é emitido na Associação Comercial de Jundiaí, de segunda a sexta, das 8h às 17h30, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 3308-4313 ou 4340.