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Região Sudeste mantém estável o índice de confiança do consumidor

Notícias 25 de outubro de 2016
A Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) acompanha a pesquisa que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC), realizada pelo Instituto Ipsos, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
 
Na última pesquisa, realizada entre os dias 1º e 12 de outubro, foram registrados 78 pontos, um aumento de quatro pontos sobre o mês anterior e também em relação a outubro de 2015. Com isso, é a primeira vez, desde o início da crise, que o INC cresce em relação ao mesmo mês do ano anterior. A última vez que isso tinha ocorrido foi em dezembro de 2014. Na ocasião, o indicador havia registrado 148 pontos, contra 143 em dezembro de 2013. 
 
No Estado de São Paulo, que tem uma economia fortemente voltada para a indústria, a confiança ficou estável em 63 pontos (62 em setembro), uma vez que o processo de recuperação é mais lento.
 
Regiões que tem forte perfil agrícola foram responsáveis pelo aumento do índice de confiança, e isso se explica pela expectativa do setor de que a colheita da próxima safra seja recorde. No Sul e Norte/Centro-Oeste do Brasil por exemplo, o INC saltou de 75 para 91 pontos na passagem de setembro para outubro. No Norte/Centro-Oeste, o indicador passou de 78 para 86.
 
Já regiões que sofrem seca, como no Nordeste, o índice teve queda de cinco pontos, com registro de 77 pontos.
 
Embora o dado nacional de outubro continue no campo pessimista (abaixo de 100), o aumento de quatro pontos é positivo, demonstrando que existe uma expectativa de melhora ente os consumidores quanto ao futuro do país. O ajuste fiscal e a redução da inflação podem ter contribuído para melhorar esse cenário.
 
O INC varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, do otimismo. 
 
“Para o comércio, os últimos meses do ano historicamente são mais fortes em vendas, devido ao período de natal e ao recebimento do 13º salário. Estamos esperando que em 2016 não seja diferente e que os consumidores realmente estejam mais confiantes diante de todas as mudanças que vem ocorrendo no cenário econômico nacional. Sempre trabalhamos com a expectativa de que as vendas sejam melhores que no ano anterior.” ressalta Ali Masri, presidente interino da ACIT.
 
O Instituto Ipsos realizou entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais. 
 



Bruna Abifadel (12) 97408-5475 
Karina Bizarria (12) 99123-0553

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