Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Restaurantes recebem orientações em Encontro Setorial da Acipi

Notícias 27 de outubro de 2016

Na manhã de hoje, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) reuniu em sua sede proprietários e gestores de restaurantes de Piracicaba para o 6º Encontro Setorial com profissionais técnicos do Procon Piracicaba, Cerest (Centro de Referência Especializada em Saúde do Trabalhador), Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Sindicatos (patronal e dos empregados) dos hotéis, restaurantes e similares, Vigilância Sanitária e Apaflar (Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar), que forneceram informações ligadas ao setor.
 
Lanchonetes, bares e empresas similares também participaram do Encontro que contou, em sua abertura, com a presença do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato. O objetivo foi gerar oportunidades para que empresas sanassem dúvidas com especialistas.
 
O diretor do Procon Piracicaba, Mauro Rontani, destacou a importância do empresário apresentar  informações claras ao consumidor sobre os seus produtos e serviços. “O cardápio, detalhado com preços dos produtos oferecidos nos restaurantes, precisam estar na entrada do estabelecimento e em local visível, assim como todos os outros serviços: comissionamento de garçons, couvert de mesa e artístico, entre outros. Dessa forma, o cliente pode avaliar se tem condições de consumir naquele local, sem passar por constrangimentos”, explicou.
 
O Ipem, representado pelo seu diretor de Metrologia, João Carlos Barbosa de Lima, e do delegado de unidade regional, Josias Barbosa, destacou a importância do melhor tratamento ao consumidor.
 
De acordo com Barbosa, a iniciativa da entidade vem ao encontro dos objetivos do Instituto que   está empenhado em “mais alertar do que punir” as empresas. O delegado explicou que é função do Ipem, pelo menos uma vez ao ano, visitar todos os estabelecimentos do setor. “O nosso trabalho com esse setor se resume em duas portarias: a venda do pão francês e da comida por quilo”, destacou.
 
Segundo ele, para a comercialização das duas modalidades é necessário manter cartaz, no formato mínimo de A4 e fonte de cinco centímetros, em local visível ao consumidor com informações sobre o preço por quilo.
 
Para a pesagem do pão, o estabelecimento deve fazer em balança computadora com o preço do quilo e total a ser pago, e a carga mínima de cinco gramas. Enquanto para a comida por quilo, é necessário informar a tara (peso) do prato, com carga mínima de cinco gramas para refeições acima de 200 gramas e, abaixo disso, a carga mínima deverá ser dois gramas.
 
A sócia-proprietária da empresa Marrom Glacê, Rosana Corder, disse que gostou de participar do evento por causa do contato pessoal com os representantes das instituições. “Foi muito esclarecedor. Não podemos lembrar das exigências apenas uma vez por ano e com medo de sermos punidos. É importante conversar e se informar antes para que haja tempo de fazer as adequações necessárias, e, assim, melhor atender nossos clientes”.
 
O Sindicato Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Piracicaba e Região informou que  disponibiliza gratuitamente para os estabelecimentos, adesivos de fixação obrigatória como: proibido fumar e proibido vender bebida para menores de 18 anos. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3424-2787.
 
Essa foi a sexta edição do Encontro Setorial promovido pela entidade neste ano. A primeira aconteceu foi com empresários de estacionamentos, a segunda com representantes de postos de combustíveis e lojas de conveniência, a terceira com supermercados, a quarta com padarias e a quinta com farmácias.

 

 

Juliana Ferraz
Supervisão de Área
(19) 3417.1763
 
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE