A ACEOC – Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz lançou no último mês de março um novo serviço, que se originou da Câmara Técnica Educação Empreendedora do Multplic, para empresários e pessoas que pretendem montar seu próprio negócio, a Trilha do Empreendedorismo.
A ideia é oferecer mentorias para os interessados em diversas áreas, como finanças, administração, marketing, jurídico e entre outras.
O projeto Piloto da Trilha do Empreendedorismo está sendo realizado com as artesãs que compõem uma das Câmaras Técnicas do Multiplic: O ARTPLIC. O dia 21 de março ficou marcado com o lançamento e o início dos trabalhos, com a palestra “Associativismo”, sob responsabilidade do SEBRAE, parceiro também no projeto.
Em seguida, houve uma programação de encontros, o programa Descomplique PF do SEBRAE, para o desenvolvimento dos temas propostos e com foco na formalização de uma empresa, sendo:
• 23/03: Empreendedorismo;
• 30/03: Marketing;
• 06/04: Finanças;
• 13/04: Sua ideia de Negócio;
• 20/04: Formalização e Atendimento ao Cliente.
As reuniões tiveram as presenças dos facilitadores das áreas dos temas abordados:
06/04 – Alessandro Portari (Consultoria em Finanças) e 20/04 – Leonardo Jardim Basso e André Eduardo de Souza (Contadores).
No último encontro da série programada, foi realizado um sorteio entre as participantes com a distribuição dos produtos que cada artesã produz. “O intuito foi promover o conhecimento desses produtos e o que cada participante produz, além de aumentar a sua rede de contato e deixar uma lembrança dos encontros realizados”, declarou a Coordenadora de Projetos da Trilha do Empreendedorismo, Nayara Garcia.
A próxima ação da Trilha será a realização de um encontro com duas palestras no dia 04 de maio, no auditório da ACEOC, das 19h até às 21h30, com os facilitadores:
- Marcelo de Sotti Sabbo Sanches, com o tema “Inovação”, das 19h até 20h;
- Leandro Oliveira Buturi, com o tema “Gestão de Pessoas (RH)”, das 20h15 até 21h30.
“Senti a necessidade de esses temas serem abordados com as artesãs ao longo dos atendimentos, conversas e mentorias. Por esta razão, resolvemos organizar uma noite de conhecimento com estes facilitadores, para que possam se capacitar e atingirem o seu objetivo que estará voltado para a mobilização de mulheres, em foco no desenvolvimento do artesanato, atrelado ao empreendedorismo feminino, com capacidade de geração de renda.”, finalizou Nayara.