Julho, o mês marcado pelas férias escolares e o turismo de inverno, está movimentando as agências de viagens de Sorocaba. Num cenário em que as pessoas se sentem mais seguras em viajar devido ao sucesso da vacina contra a Covid-19, a demanda reprimida encontra obstáculo em altos preços de passagem aérea e hospedagem, devido ao cenário econômico.
Tendo como referência o IPCA, o país registrou inflação acumulada de 11,73% nos últimos 12 meses enquanto a inflação de transportes, calculada pela FIPE, foi de 15,80%.
Roque Camargo, economista da Associação Comercial de Sorocaba em parceria com a Athon - Ensino Superior, explica que a inflação reduz o poder de compra das famílias, o que é ruim para a economia em geral e para o setor de turismo.
“No entanto, o que tem acontecido é uma recuperação das perdas ocasionadas na pandemia. Nos anos anteriores houve uma redução significativa nas viagens de turismo e muitas empresas aéreas estão esperando uma recuperação este ano. Ou seja, é esperado um crescimento em relação ao ano passado, mas ainda não deve chegar nos níveis anteriores à pandemia”, afirma.
Há outro fator que influencia a escolha dos destinos neste momento. “A recente alta do dólar pode motivar as viagens internas ao país e para destinos na América do Sul”, salienta o economista.
Carolina Tomba é sócia da agência Soney Tur e conta que está observando esta tendência. “Agora há muita procura por Santiago, no Chile, e Bariloche, na Argentina, por causa da temporada de neve que começou no final de junho. Os cruzeiros também são bastante procurados”, comenta.
O movimento vai ao encontro da previsão da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos de que a temporada de cruzeiros 2022/2023 deverá ser a maior dos últimos dez anos, com oito navios, 160 roteiros e 674 mil leitos.
Por fim, o turismo regional se mostra uma ótima opção. Empreendedora da agência Samarra Viagens, Valéria Samarra destaca que está com a agenda lotada para julho. “Tenho viagem todo final de semana. São excursões para a região e outras cidades turísticas do estado”.
A conjuntura que favorece o turismo regional reflete-se nos roteiros da agência de Valéria, onde a excursão para a Festa do Doce de Tatuí foi uma das mais disputadas. “Como a passagem aérea para fora do Brasil está muito cara, o pessoal está optando em fazer nacional, regional. Nesta época de muitas festas juninas e julinas, buscam muito as cidades no interior de São Paulo. Estou tendo bastante procura para isso”, continua Valéria.
“Sem dúvida, é uma oportunidade para as cidades turísticas da região”, conclui o economista Roque Camargo.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
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