Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas da primeira quinzena de setembro caem 5,3% no varejo da capital, diz Associação Comercial de SP

Notícias 16 de setembro de 2016

São Paulo, 16 setembro de 2016. O movimento de vendas do comércio varejista da cidade de São Paulo registrou, na primeira quinzena de setembro, uma queda média de 5,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Em separado, as comercializações a prazo e à vista recuaram 3,2% e 7,4%, respectivamente. Embora ainda tenha ficado no vermelho, as retrações desta quinzena foram menores do que as de 2015, quando as vendas caíram 14,2% (a prazo) e 7,7% (à vista). Foram inferiores também às quedas do período acumulado de janeiro a agosto de 2016 (-6,6% a prazo e -13,8% à vista).

“Esse Balanço tem pontos negativos e positivos. As vendas continuam diminuindo, mas, pelo menos, em ritmo menos intenso, o que é alentador e indica que a economia pode estar voltando à rota de crescimento”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

As retrações menores podem ser explicadas, entre outros motivos, pela antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas e pela base fraca de comparação, já que em setembro passado as quedas já foram grandes. Por fim, a desvalorização do dólar pode ter contribuído, já que pode ter beneficiado as vendas de importados, sobretudo itens de vestuário e eletroeletrônicos.

Variação mensal

Frente à primeira quinzena de agosto de 2016, as vendas do comércio varejista paulistano apresentaram queda média de 5,3%. As comercializações a prazo aumentaram 5,2%, em decorrência da antecipação da primeira parcela do 13º salário, o que pode ter impulsionado os eletrodomésticos e eletroeletrônicos de menor valor.

Já as vendas à vista caíram 15,8% por um fator sazonal: o Dia dos Pais, em agosto. Como essa data comercial ainda é muito calcada nos presentes de menor valor, houve uma alta comercialização destes produtos na primeira quinzena de agosto.

É importante observar que setembro é um mês mais curto e, por isso, os dados consolidados dos 30 dias podem não se manter.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços. 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE