Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas do varejo caem 5,3% em agosto em SP, revela Associação Comercial

Notícias 01 de setembro de 2016

Recuo foi bem menor do que no acumulado do ano (-10,2%), “o que aponta para possível arrefecimento e reforça ideia de que o pior da crise, para o comércio, foi na segunda metade de 2015 e na primeira metade de 2016”, diz presidente da ACSP, Alencar Burti

São Paulo, 1º de setembro de 2016. O movimento de vendas do comércio varejista da capital paulista caiu em média 5,3% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Os desempenhos das comercializações a prazo e à vista foram semelhantes, com recuos de 5,4% e de 5,2%, respectivamente.

No período acumulado (janeiro a agosto/2016), o setor já acumula retrações de 6,6% nas vendas a prazo e de 13,8% à vista, frente a igual período de 2015, com queda média, portanto, de 10,2%.

Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, os resultados negativos são explicados pela forte recessão, mas há boas perspectivas. “O Balanço de agosto é interessante porque o recuo do mês (-5,3%) foi bem menor do que no acumulado do ano (-10,2%), apontando para um possível arrefecimento da queda”, analisa Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Esse comportamento não pode ser projetado para os próximos meses. Mas, de qualquer maneira, é animador, e coincide com a sinalização de diversos outros indicadores de atividade econômica. A evolução da confiança de consumidores e empresários nos próximos meses vai ser crucial”.

Uma das razões para o enfraquecimento do ritmo de queda em agosto é o fato de o mês ter tido um dia útil a mais do que no ano passado. Além disso, agosto de 2015 já havia registrado tombos de 7,2% nas vendas a prazo e de 9,8% à vista (média de -8,5%), o que favoreceu a base de comparação em 2016. “Isso reforça a ideia de que o pior da crise, pelo menos para o comércio, foi na segunda metade de 2015 e na primeira metade deste ano”, ressalta Burti.

Variação mensal

Na comparação com julho de 2016 - mês sem data comercial - o varejo paulistano registrou, em agosto, altas de 3,2% nas comercializações a prazo e de 4,3% à vista (média de 3,8%). O saldo positivo se deve ao Dia dos Pais – que, mesmo fraco, ajudou a movimentar o comércio. Outros motivos são o dia útil a mais, as liquidações de produtos da moda Outono-Inverno e a chegada de itens Primavera-Verão.  

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços. 


Mais informações:

Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287  

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE