Automóveis,

materiais de

construção e Copa

puxam queda de

8,8% nas vendas em

junho no Estado,

aponta ACVarejo

ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas

Varejo no Estado

e capital acumula

perdas de 6,9% e

10,4% nas vendas

de janeiro a julho,

informa ACVarejo

da Associação

Comercial de SP

Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em

julho nas regiões paulistas mas ficam abaixo de patamar

de 2013

ACSP lança

pesquisa “Evolução

e Perfil do Varejo

Paulista”, um raio-x

do setor varejista no

Estado e regiões

Boletim ACVarejo n.4 mostra recuperação

das vendas no Estado, capital e regiões

Vendas no Estado
e capital acumulam perdas de 3,3% e
5,7% no ano,
aponta ACVarejo

Vendas no varejo
caem 8,4% no Estado
no 1º trimestre,
informa pesquisa
ACVarejo

Comércios paulistano

e paulista fecham no

vermelho em 2014;

Ano começa com
fortes quedas nas vendas em todo o Estado e na capital, aponta pesquisa ACVarejo da ACSP

Vendas despencam
em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial
de SP

Eletrodomésticos e
eletroeletrônicos:
melhor desempenho
em maio

Desindustrialização
e crises do turismo e
da cana puxam para
baixo números do
varejo em 2014

Lojas de roupas, calçados,
eletrodomésticos
e eletrônicos se destacam no ano, mostra ACVarejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de SP, mostra que segmentos mais atingidos foram concessionárias de veículos
(-26,2%), autopeças/acessórios (-24,5%) e lojas de material de construção (-21,2%); os que perderam menos foram farmácias/perfumarias (-7,5%) e supermercados (-7,5%)

A pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que o mês de fevereiro de 2015 foi marcado por fortes quedas nos volumes de vendas no varejo em todos os setores econômicos ante igual período de 2014. O mais atingido foi o de concessionárias de veículos (-26,2%), seguido por autopeças/acessórios (-24,5%) e lojas de material de construção (-21,2%).
Os três segmentos também estiveram entre os que apresentaram os piores desempenhos nos últimos 12 meses.

As informações são do Boletim nº 10 da pesquisa ACVarejo, elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP
com base em informações de faturamento do varejo enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Os setores que perderam menos em fevereiro de 2015, no que se refere às vendas físicas, foram farmácias/perfumarias
 (-7,5%) e supermercados (-7,5%). Esses mesmos segmentos foram, inclusive, os poucos que tiveram saldos positivos
em janeiro e que se saíram melhor quando se analisam os últimos 12 meses

“Os resultados foram bastante influenciados pelo menor número de dias úteis em fevereiro de 2015, devido ao feriado de Carnaval,
que em 2014 caiu em março”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (Facesp).

“Os dados acumulados em 12 meses, já livres da influência do ‘efeito- Carnaval`, indicam que continua a tendência à desaceleração
das vendas do varejo, mais fortemente notada nos bens mais caros e dependentes do crédito, que são automóveis, eletroeletrônicos
e material de construção – este último sofre inclusive os efeitos do arrefecimento da demanda por imóveis”, aponta Burti.
Ele complementa que o menor crescimento da renda, a maior inflação, o aumento de tarifas e o arrefecimento do emprego
e do crédito reduziram a confiança e, portanto, a intenção de compra dos brasileiros. “O consumidor passou a privilegiar as
compras de itens imprescindíveis como medicamentos e alimentos”, completa Burti.

Estado e capital

O Boletim nº 10 da pesquisa ACVarejo também informa que, em fevereiro, os resultados dos volumes de vendas no varejo
ampliado (que inclui automóveis e lojas de material de construção) no Estado e na capital ficaram no vermelho sobre o mesmo
período de 2014, com quedas de 14,9% e de 17,6%, respectivamente.

Vendas despencam em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial de SP

Abril

de 2015

 

 

 

 

 

Escrito por:

Ana Cecília Panizza

 

 

 

 

 

Fonte:

Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV)

VENDAS DESPENCAM EM TODOS OS SETORES

Pesquisa ACVarejo, da ACSP, mostra que segmentos foram...

FEV 2015/

JAN 2015

FEZ 2014/

FEV 2015

ACUMULADO 2015

ACUMULADO

12 MESES

Auto Peças e Acessórios

-24,5%

-16,8%

-17,5%

-2,3%

Concessionária
de Veículos

-26,2%

-19,8%

-21,1%

-12,3%

Farmácias e Perfumarias

-7,5%

-11,8%

-4,4%

6,5%

Lojas de Departamentos

-12,4%

-21,7%

-10,1%

-2,4%

Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos

-12,4%

-21,7%

-10,1%

-2,4%

Lojas de Materiais
de Construção

-21,2%

-15,6%

-15,3%

-6,5%

Lojas de Móveis
e Decorações

-16,6%

-7,2%

-13,9%

-3,7%

Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados

-16,6%

-11,2%

-12,4%

-3,5%

Outros tipos de
Comércio Varejista

-13,2%

-7,5%

-11%

-1,3%

Supermercados

-7,5%

-11,6%

-3,6%

3,5%

TOTAL

-13,4%

-13,8%

-10,2%

-1,7%

Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP

VOLUME DE VENDAS FEVEREIRO 2015

FATURAMENTO NOMINAL FEVEREIRO 2015

FEV 2015/

JAN 2015

FEZ 2014/

FEV 2015

ACUMULADO 2015

ACUMULADO

12 MESES

Auto Peças e Acessórios

-18,7%

-15,8%

-11,4%

-4%

Concessionária
de Veículos

-20,6%

-18,8%

-15,3%

-6,6%

Farmácias e Perfumarias

-0,4%

-10,7%

2,7%

13,4%

Lojas de Departamentos

-5,7%

-20,8%

-3,5%

4%

Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos

-5,7%

-20,8%

-3,5%

4%

Lojas de Materiais
de Construção

-15,1%

-14,5%

-9,1%

-0,4%

Lojas de Móveis
e Decorações

-10,1%

-6,1%

-7,6%

-2,7%

Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados

-10,1%

-10,1%

-5,9%

-2,8%

Outros tipos de
Comércio Varejista

-6,5%

-6,4%

-4,4%

8%

Supermercados

-0,4%

-10,5%

3,5%

10,3%

TOTAL

-12,3%

-7,2%

-3,5%

4,7%

Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP

Vendas Varejo Ampliado Regiões

Nenhuma região paulista apresentou saldo positivo no volume de vendas. A região que mais sofreu foi a de Araçatuba (-19,6%), seguida por Marília (-19,2%) e litoral (-18,1%). Já as regiões que registraram as quedas menos acentuadas foram Alto Tietê (-0,8%), Jundiaí (-7,4%) e Vale do Paraíba (-9,4%).

Faturamento Varejo Ampliado Regiões

O faturamento do varejo ampliado só foi positivo em duas regiões: Alto Tietê (+6,9%) e Jundiaí (+0,3%). As maiores perdas foram: Araçatuba (-11,9%), Marília (-11,5%) e Litoral (-10,4%).

 

​CLIQUE AQUI dados de VENDAS e FATURAMENTO​ em CADA REGIÃO em FEVEREIRO (comparações anual, mensal, acumulado e 12 meses).

 

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GASTÃO VIDIGAL - IEGV

A Associação Comercial de São Paulo mantém o
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com
o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores
importantes sobre a área de Economia.