Automóveis,
materiais de
construção e Copa
puxam queda de
8,8% nas vendas em
junho no Estado,
aponta ACVarejo
ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas
Varejo no Estado
e capital acumula
perdas de 6,9% e
10,4% nas vendas
de janeiro a julho,
informa ACVarejo
da Associação
Comercial de SP
Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em
julho nas regiões paulistas mas ficam abaixo de patamar
de 2013
ACSP lança
pesquisa “Evolução
e Perfil do Varejo
Paulista”, um raio-x
do setor varejista no
Estado e regiões
Boletim ACVarejo n.4 mostra recuperação
das vendas no Estado, capital e regiões
Vendas no Estado
e capital acumulam perdas de 3,3% e
5,7% no ano,
aponta ACVarejo
Vendas no varejo
caem 8,4% no Estado
no 1º trimestre,
informa pesquisa
ACVarejo
Comércios paulistano
e paulista fecham no
vermelho em 2014;
Ano começa com
fortes quedas nas vendas em todo o Estado e na capital, aponta pesquisa ACVarejo da ACSP
Vendas despencam
em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial
de SP
Eletrodomésticos e
eletroeletrônicos:
melhor desempenho
em maio
Desindustrialização
e crises do turismo e
da cana puxam para
baixo números do
varejo em 2014
Lojas de roupas, calçados,
eletrodomésticos
e eletrônicos se destacam no ano, mostra ACVarejo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de SP, mostra que segmentos mais atingidos foram concessionárias de veículos
(-26,2%), autopeças/acessórios (-24,5%) e lojas de material de construção (-21,2%); os que perderam menos foram farmácias/perfumarias (-7,5%) e supermercados (-7,5%)
A pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que o mês de fevereiro de 2015 foi marcado por fortes quedas nos volumes de vendas no varejo em todos os setores econômicos ante igual período de 2014. O mais atingido foi o de concessionárias de veículos (-26,2%), seguido por autopeças/acessórios (-24,5%) e lojas de material de construção (-21,2%).
Os três segmentos também estiveram entre os que apresentaram os piores desempenhos nos últimos 12 meses.
As informações são do Boletim nº 10 da pesquisa ACVarejo, elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP
com base em informações de faturamento do varejo enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Os setores que perderam menos em fevereiro de 2015, no que se refere às vendas físicas, foram farmácias/perfumarias
(-7,5%) e supermercados (-7,5%). Esses mesmos segmentos foram, inclusive, os poucos que tiveram saldos positivos
em janeiro e que se saíram melhor quando se analisam os últimos 12 meses
“Os resultados foram bastante influenciados pelo menor número de dias úteis em fevereiro de 2015, devido ao feriado de Carnaval,
que em 2014 caiu em março”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (Facesp).
“Os dados acumulados em 12 meses, já livres da influência do ‘efeito- Carnaval`, indicam que continua a tendência à desaceleração
das vendas do varejo, mais fortemente notada nos bens mais caros e dependentes do crédito, que são automóveis, eletroeletrônicos
e material de construção – este último sofre inclusive os efeitos do arrefecimento da demanda por imóveis”, aponta Burti.
Ele complementa que o menor crescimento da renda, a maior inflação, o aumento de tarifas e o arrefecimento do emprego
e do crédito reduziram a confiança e, portanto, a intenção de compra dos brasileiros. “O consumidor passou a privilegiar as
compras de itens imprescindíveis como medicamentos e alimentos”, completa Burti.
Estado e capital
O Boletim nº 10 da pesquisa ACVarejo também informa que, em fevereiro, os resultados dos volumes de vendas no varejo
ampliado (que inclui automóveis e lojas de material de construção) no Estado e na capital ficaram no vermelho sobre o mesmo
período de 2014, com quedas de 14,9% e de 17,6%, respectivamente.
Vendas despencam em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial de SP
Abril
de 2015
Escrito por:
Ana Cecília Panizza
Fonte:
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV)
VENDAS DESPENCAM EM TODOS OS SETORES
Pesquisa ACVarejo, da ACSP, mostra que segmentos foram...
FEV 2015/
JAN 2015
FEZ 2014/
FEV 2015
ACUMULADO 2015
ACUMULADO
12 MESES
Auto Peças e Acessórios
-24,5%
-16,8%
-17,5%
-2,3%
Concessionária
de Veículos
-26,2%
-19,8%
-21,1%
-12,3%
Farmácias e Perfumarias
-7,5%
-11,8%
-4,4%
6,5%
Lojas de Departamentos
-12,4%
-21,7%
-10,1%
-2,4%
Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos
-12,4%
-21,7%
-10,1%
-2,4%
Lojas de Materiais
de Construção
-21,2%
-15,6%
-15,3%
-6,5%
Lojas de Móveis
e Decorações
-16,6%
-7,2%
-13,9%
-3,7%
Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados
-16,6%
-11,2%
-12,4%
-3,5%
Outros tipos de
Comércio Varejista
-13,2%
-7,5%
-11%
-1,3%
Supermercados
-7,5%
-11,6%
-3,6%
3,5%
TOTAL
-13,4%
-13,8%
-10,2%
-1,7%
Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP
VOLUME DE VENDAS FEVEREIRO 2015
FATURAMENTO NOMINAL FEVEREIRO 2015
FEV 2015/
JAN 2015
FEZ 2014/
FEV 2015
ACUMULADO 2015
ACUMULADO
12 MESES
Auto Peças e Acessórios
-18,7%
-15,8%
-11,4%
-4%
Concessionária
de Veículos
-20,6%
-18,8%
-15,3%
-6,6%
Farmácias e Perfumarias
-0,4%
-10,7%
2,7%
13,4%
Lojas de Departamentos
-5,7%
-20,8%
-3,5%
4%
Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos
-5,7%
-20,8%
-3,5%
4%
Lojas de Materiais
de Construção
-15,1%
-14,5%
-9,1%
-0,4%
Lojas de Móveis
e Decorações
-10,1%
-6,1%
-7,6%
-2,7%
Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados
-10,1%
-10,1%
-5,9%
-2,8%
Outros tipos de
Comércio Varejista
-6,5%
-6,4%
-4,4%
8%
Supermercados
-0,4%
-10,5%
3,5%
10,3%
TOTAL
-12,3%
-7,2%
-3,5%
4,7%
Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP
Vendas Varejo Ampliado Regiões
Nenhuma região paulista apresentou saldo positivo no volume de vendas. A região que mais sofreu foi a de Araçatuba (-19,6%), seguida por Marília (-19,2%) e litoral (-18,1%). Já as regiões que registraram as quedas menos acentuadas foram Alto Tietê (-0,8%), Jundiaí (-7,4%) e Vale do Paraíba (-9,4%).
Faturamento Varejo Ampliado Regiões
O faturamento do varejo ampliado só foi positivo em duas regiões: Alto Tietê (+6,9%) e Jundiaí (+0,3%). As maiores perdas foram: Araçatuba (-11,9%), Marília (-11,5%) e Litoral (-10,4%).
CLIQUE AQUI dados de VENDAS e FATURAMENTO em CADA REGIÃO em FEVEREIRO (comparações anual, mensal, acumulado e 12 meses).
INSTITUTO DE ECONOMIA
GASTÃO VIDIGAL - IEGV
A Associação Comercial de São Paulo mantém o
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com
o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores
importantes sobre a área de Economia.