COMPARATIVO COM BASE NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS E ESTADO

Vendas reagem em julho nas regiões paulistas

Levantamento da Associação Comercial de SP mostra saltos superiores a 10% nas regiões de Bauru, Osasco e Litoral em julho ante junho;

mas, na comparação anual, varejo nessas regiões caiu entre 6,7% e 12,9%.

Passada a Copa do Mundo, as vendas nas regiões paulistas reagiram em julho em relação ao mês anterior. O Boletim n.3 da pesquisa ACVarejo (www.acvarejo.com.br) mostra que o saldo no varejo ampliado – que inclui automóveis e material de construção – foi positivo

em todas as regiões, com exceção de Campinas (-7,6%).

A pesquisa ACVarejo é feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com base em dados de ICMS da Secretaria da Fazenda

do Estado de São Paulo.

A região de Bauru apresentou o melhor desempenho do Estado, com salto de 12% nas vendas em julho ante o mês em que a

Copa começou. O segundo melhor saldo foi na região de Osasco (+10,5%), seguida pelo Litoral (+10,2%). No Estado como um todo,

o varejo avançou 5,2% no período e, na capital, cresceu 4,9%.

Mas, em comparação com julho de 2013, a situação se inverte. Nas três regiões citadas acima, por exemplo, as vendas apresentaram

quedas de 12,4%, 6,7% e 12,9%, respectivamente, na comparação anual. No Estado e na cidade de SP os recuos foram de 8,1% e 10,2%.

“O mês de julho significou um início de recuperação das vendas, que foram afetadas pelos feriados e pela Copa do Mundo no primeiro

semestre. Mas o desempenho ficou abaixo dos patamares de 2013 em função de fatores como menores crescimentos de salário e

emprego, menos crédito, aumentos das taxas de juros e da inflação e baixa confiança do empresário e do consumidor”, explica o

presidente da ACSP, Rogério Amato. Ele também é presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e

presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

A PESQUISA

O ACVarejo é um indicador do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP a partir de um convênio entre a Associação e Sefaz-SP.

O Instituto já elabora o tradicional Balanço de Vendas, que mostra o desempenho do varejo paulistano, e o Índice Nacional de

Confiança (INC), que sinaliza como está a confiança do consumidor brasileiro – inclusive por regiões.

O IEGV passou a receber mensalmente os dados de faturamento do varejo, coletados a partir das informações do ICMS, tanto do

Estado de São Paulo como da capital e das demais regiões, agrupadas de acordo com a localização de cada Delegacia Regional

Tributária (DRT).

Para ver os dados por região, clique AQUI.

Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em julho nas regiões

paulistas mas ficam abaixo de patamar de 2013

ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas

Varejo no Estado

e capital acumula

perdas de 6,9% e

10,4% nas vendas

de janeiro a julho,

informa ACVarejo

da Associação

Comercial de SP

Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em

julho nas regiões paulistas mas ficam abaixo de patamar

de 2013

ACSP lança

pesquisa “Evolução

e Perfil do Varejo

Paulista”, um raio-x

do setor varejista no

Estado e regiões

Boletim ACVarejo n.4 mostra recuperação

das vendas no Estado, capital e regiões

Vendas no Estado
e capital acumulam perdas de 3,3% e
5,7% no ano,
aponta ACVarejo

Vendas no varejo
caem 8,4% no Estado
no 1º trimestre,
informa pesquisa
ACVarejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Setembro

de 2014

 

 

 

 

 

Escrito por:

Ana Cecília Panizza

 

 

 

 

 

Fonte:

Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV)

Automóveis,

materiais de

construção e Copa

puxam queda de

8,8% nas vendas em

junho no Estado,

aponta ACVarejo

Eletrodomésticos e
eletroeletrônicos:
melhor desempenho
em maio

Desindustrialização
e crises do turismo e
da cana puxam para
baixo números do
varejo em 2014

Lojas de roupas, calçados,
eletrodomésticos
e eletrônicos se destacam no ano, mostra ACVarejo

Comércios paulistano

e paulista fecham no

vermelho em 2014;

Ano começa com
fortes quedas nas vendas em todo o Estado e na capital, aponta pesquisa ACVarejo da ACSP

Vendas despencam
em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial
de SP

INSTITUTO DE ECONOMIA
GASTÃO VIDIGAL - IEGV

A Associação Comercial de São Paulo mantém o
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com
o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores
importantes sobre a área de Economia.