Automóveis,
materiais de
construção e Copa
puxam queda de
8,8% nas vendas em
junho no Estado,
aponta ACVarejo
ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas
Varejo no Estado
e capital acumula
perdas de 6,9% e
10,4% nas vendas
de janeiro a julho,
informa ACVarejo
da Associação
Comercial de SP
Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em
julho nas regiões paulistas mas ficam abaixo de patamar
de 2013
ACSP lança
pesquisa “Evolução
e Perfil do Varejo
Paulista”, um raio-x
do setor varejista no
Estado e regiões
Boletim ACVarejo n.4 mostra recuperação
das vendas no Estado, capital e regiões
Vendas no Estado
e capital acumulam perdas de 3,3% e
5,7% no ano,
aponta ACVarejo
Vendas no varejo
caem 8,4% no Estado
no 1º trimestre,
informa pesquisa
ACVarejo
Comércios paulistano
e paulista fecham no
vermelho em 2014;
Ano começa com
fortes quedas nas vendas em todo o Estado e na capital, aponta pesquisa ACVarejo da ACSP
Vendas despencam
em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial
de SP
Eletrodomésticos e
eletroeletrônicos:
melhor desempenho
em maio
Desindustrialização
e crises do turismo e
da cana puxam para
baixo números do
varejo em 2014
Lojas de roupas, calçados,
eletrodomésticos
e eletrônicos se destacam no ano, mostra ACVarejo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SETORES
O setor que mais vendeu em 2014 foi o de Lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (+8,8%) seguido de
Farmácias e Perfumarias (+3,6%).
Na contramão, as Concessionárias de Veículos apresentaram forte queda nas vendas (-13,3%) no período.
Nas Lojas de Departamento houve recuo de 12,7%.
O comércio da cidade de São Paulo sofreu mais do que o varejo paulista como um todo ao longo do ano de 2014. O volume
de vendas na capital caiu 3,9% no ano passado sobre 2013, no varejo ampliado – o que inclui automóveis e material de
construção. E, no Estado, a queda foi de 2,2%. Os dados são do Boletim n.8 da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial
de São Paulo (ACSP).
O mês de dezembro de 2014 também não foi bom para o comércio na comparação com o mesmo período do ano anterior:
os recuos do varejo ampliado foram de 4,6% na capital e de 2,9% no Estado.
Por causa de um efeito sazonal – o Natal – dezembro de 2014 apresentou aumentos no volume de vendas sobre novembro
de 2014, de 12,3% na capital e de 15,3% no Estado.
“A previsão da ACSP para o comportamento cíclico das vendas do varejo aponta certa recuperação para o primeiro trimestre
de 2015. As quedas vão continuar, mas a taxas menores”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp.
Veja abaixo o desempenho de cada setor.
Comércios paulistano e paulista fecham no vermelho em 2014; vendas devem cair menos no 1º trimestre
Março
de 2015
Escrito por:
Ana Cecília Panizza
Fonte:
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV)
COMÉRCIO PAULISTA FECHA NO VERMELHO 2014
Vendas no Estado e capital acumulam perdas no ano, aponta ACVarejo.
DEZ 2014/
NOV 2014
DEZ 2014/ DEZ 2013
ACUMULADO 2014
ACUMULADO
12 MESES
Auto Peças e Acessórios
0%
0,4%
-4,9%
-4,9%
Concessionária
de Veículos
-7,9%
4,7%
-13,3%
-13,3%
Farmácias e Perfumarias
3,0%
14,1%
3,6%
3,6%
Lojas de Departamentos
-4,6%
30,2%
-12,7%
-12,7%
Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos
-8,5%
36,8%
8,8%
8,8%
Lojas de Materiais
de Construção
-4,6%
-12,2%
-5,1%
-5,1%
Lojas de Móveis
e Decorações
3,4%
8,3%
-5,3%
-5,3%
Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados
-8,1%
43,8%
-3,1%
-3,1%
Outros tipos de
Comércio Varejista
1%
9,1%
-0,4%
-0,4%
Supermercados
0,2%
15,6%
2,3%
2,3%
TOTAL
15,3%
-2,8%
-2,2%
-2,2%
Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP
VOLUME DE VENDAS VAREJO AMPLIADO DEZEMBRO 2014
REGIÕES
A região paulista que se saiu melhor no que se refere a vendas físicas
no comércio em 2014 foi a Região Metropolitana do Alto Tietê
(+4%) – ela inclui as cidades de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz
de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba,
Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel
e Suzano.
Já a região com pior desempenho no ano foi a do ABC, com
queda de 6% no volume de vendas em 2014 sobre 2013.
INSTITUTO DE ECONOMIA
GASTÃO VIDIGAL - IEGV
A Associação Comercial de São Paulo mantém o
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com
o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores
importantes sobre a área de Economia.