Automóveis,

materiais de

construção e Copa

puxam queda de

8,8% nas vendas em

junho no Estado,

aponta ACVarejo

ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas

Varejo no Estado

e capital acumula

perdas de 6,9% e

10,4% nas vendas

de janeiro a julho,

informa ACVarejo

da Associação

Comercial de SP

Pesquisa ACVarejo: vendas reagem em

julho nas regiões paulistas mas ficam abaixo de patamar

de 2013

ACSP lança

pesquisa “Evolução

e Perfil do Varejo

Paulista”, um raio-x

do setor varejista no

Estado e regiões

Boletim ACVarejo n.4 mostra recuperação

das vendas no Estado, capital e regiões

Vendas no Estado
e capital acumulam perdas de 3,3% e
5,7% no ano,
aponta ACVarejo

Vendas no varejo
caem 8,4% no Estado
no 1º trimestre,
informa pesquisa
ACVarejo

Comércios paulistano

e paulista fecham no

vermelho em 2014;

Ano começa com
fortes quedas nas vendas em todo o Estado e na capital, aponta pesquisa ACVarejo da ACSP

Vendas despencam
em todos os setores e regiões paulistas em fevereiro, informa Associação Comercial
de SP

Eletrodomésticos e
eletroeletrônicos:
melhor desempenho
em maio

Desindustrialização
e crises do turismo e
da cana puxam para
baixo números do
varejo em 2014

Lojas de roupas, calçados,
eletrodomésticos
e eletrônicos se destacam no ano, mostra ACVarejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARATIVO COM BASE CAPITAL E ESTADO

Queda nas vendas em junho no Estado de São Paulo

A análise feita acima pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP foi do chamado varejo ampliado, que inclui automóveis e

material de construção. O Instituto também pesquisou o varejo restrito, que exclui automóveis e material de construção. E, neste caso,

as vendas no varejo caíram menos, comprovando que esses dois setores puxaram os números para baixo.

No Estado, os volumes de vendas do varejo restrito apresentaram em junho recuos de 3,4%, 4,5% e 3,9% em comparação com

junho/2013, com maio/2014 e no acumulado 2014 (janeiro a junho), respectivamente. Já na capital, as quedas no varejo restrito

foram de 6,5%, 2,7% e 8,3% nas mesmas comparações.

As concessionárias de veículos do Estado viram seus volumes de vendas despencarem 26,6% em junho ante o mesmo mês de 2013.

Em relação a maio de 2014, a queda foi de 17,6%. E, no período acumulado de seis meses (janeiro a junho/2014), o recuo foi de 18,8%.

Nas lojas de material de construção as vendas caíram 19,5%, 14,2% e 8,6% nas mesmas comparações. É o que aponta o Boletim n.2 do

ACVarejo (www.acvarejo.com.br), pesquisa do Associação Comercial de São Paulo baseada em dados de ICMS da Secretaria da

Fazenda do Estado de São Paulo.

“As quedas nas vendas desses setores decorrem da maior seletividade na concessão de crédito por parte dos bancos e do maior

endividamento das famílias”, avalia Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado

de SP) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Os dois setores e a realização da Copa do Mundo foram os principais fatores responsáveis pelo fraco desempenho do varejo paulista

como um todo em junho: as vendas diminuíram 8,8%, 7,1% e 6,8% ante junho/2013, maio/2014 e no acumulado janeiro-junho/2014.

Na capital, o varejo também fechou no vermelho, com saldos negativos de 12,1%, 8,1% e 10,6% nas mesmas comparações.

Todos os outros setores apresentaram quedas nas vendas em junho nas três comparações, com exceção das lojas de eletrodomésticos

e eletroeletrônicos, que viram suas vendas aumentaram 0,5%, 4,8% e 27,9% ante junho/2013, maio/2014 e no acumulado

janeiro-junho/2014. O motivo: televisores para a Copa e aparelhos como smartphones e tablets.

Nas lojas de departamento as vendas cresceram 13,2% em relação a junho do ano passado.

“Os resultados do mês foram muito influenciados pela redução do número de dias úteis em razão da Copa do Mundo. A perspectiva

para o varejo no resto do ano é de crescimento moderado em função da desaceleração do crédito, do menor crescimento dos salários e

do emprego, da perda de poder aquisitivo decorrente da maior inflação e da baixa confiança do consumidor”, afirma Rogério Amato.

Automóveis, materiais de construção e Copa

puxam queda de 8,8% nas vendas em junho no

Estado, aponta ACVarejo

Faturamento Nominal Junho 2014

JUNHO 2014/

MAIO 2014

JUNHO 2014/ JUNHO 2013

ACUMULADO 2014

ACUMULADO

12 MESES

Auto Peças e Acessórios

-7,7%

-8,7%

-4,7%

3%

Concessionária
de Veículos

-21,8%

-17,2%

-13,9%

-6,3%

Farmácias e Perfumarias

2,5%

-2,1%

-0,2%

5,4%

Lojas de Departamentos

20,6%

-11,8%

-15,6%

-19%

Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos

7,1%

5,2%

35,5%

55,5%

Lojas de Materiais
de Construção

-14,2%

-13,9%

-3%

5,5%

Lojas de Móveis
e Decorações

-12,2%

-3,5%

-13,1%

-8%

Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados

4,7%

16,6%

1,1%

7,5%

Outros tipos de
Comércio Varejista

-2,6%

-3,1%

-3,7%

2%

Supermercados

6%

-2,4%

4,6%

7,8%

TOTAL

-6,7%

-2,3%

-1,1%

4,2%

Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP

Volume de Vendas Junho 2014

JUNHO 2014/

MAIO 2014

JUNHO 2014/ JUNHO 2013

ACUMULADO 2014

ACUMULADO

12 MESES

Auto Peças e Acessórios

-13,4%

-9,1%

-10,2%

-2,8%

Concessionária
de Veículos

-26,6%

-17,6%

-18,8%

-11,5%

Farmácias e Perfumarias

-3,7%

-2,5%

-6%

-0,5%

Lojas de Departamentos

13,2%

-12,2%

-20,6%

-23,7%

Lojas de Eletrodomésticos
e Eletroeletrônicos

0,5%

4,8%

27,9%

47,2%

Lojas de Materiais
de Construção

-19,5%

-14,2%

-8,6%

-0,4%

Lojas de Móveis
e Decorações

-17,6%

-3,9%

-18,1%

-13,2%

Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados

-10,5%

-17%

-4,8%

1,4%

Outros tipos de
Comércio Varejista

-8,6%

-3,4%

-9,2%

-3,7%

Supermercados

-0,5%

-2,8%

-1,4%

1,7%

TOTAL

-7,1%

-8,2%

-6,8%

-1,6%

Fonte: IEGV / ACSP, a partir de dados da SEFAZ-SP

Automóveis e materiais de construção

Agosto

de 2014

 

 

 

 

 

Escrito por:

Ana Cecília Panizza

 

 

 

 

 

Fonte:

Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV)

VAREJO

AMPLIADO

VAREJO

RESTRITO

Faturamento
Capital

Faturamento
Capital

Volume de
Vendas Capital

Volume de
Vendas Capital

Faturamento

Estado de

São Paulo

Faturamento

Estado de

São Paulo

Volume de Vendas Estado de São Paulo

Volume de Vendas Estado de São Paulo

Junho 2014 | Maio 2014

-7,7%

-8,1%

-6,7%

-7,1%

Junho 2014 | Maio 2014

-2,3%

-2,7%

-4,1%

-4,5%

Junho 2014 | Junho 2013

-5,6%

-12,1%

-2,3%

-8,8%

Junho 2014 | Junho 2013

0%

-6,5%

3,1%

-3,4%

Acumulado 2014

-5,1%

-10,6%

-1,1%

-6,8%

Acumulado 2014

-2,7%

-8,3%

2%

-3,9%

Acumulado 12 Meses

0,7%

-5,4%

4,2%

-1,8%

Acumulado 12 Meses

2,4%

-3,6%

6,5%

0,5%

INSTITUTO DE ECONOMIA
GASTÃO VIDIGAL - IEGV

A Associação Comercial de São Paulo mantém o
Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com
o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores
importantes sobre a área de Economia.